Esta semana foi a mais desafiadora para nossos estudantes, que se sentem pressionados. Tudo por conta do Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem 2023. Muitas informações, muitas delas falsas, circulam na mídia, gerando estresse. Muitos jovens chegam a adolescer, tendo crises de ansiedade. Em vez de focar no primeiro dia de prova, que já passou, foi importante direcionar a atenção para o segundo dia.
Dado o desgaste emocional que a prova provoca, é essencial estar atento aos sinais de estresse. Aqui estão seis orientações que podem fazer diferença nesta véspera de prova:
- Descanso: Cuide do seu sono, evite dormir tarde. Se estiver muito cansado, faça um cochilo de 30 minutos na hora do almoço, mas evite fazê-lo na cama e em locais com muita luz.
- Não corrija o gabarito não oficial, pois isso gera estresse e pode roubar sua energia para o segundo dia da prova.
- Movimente-se: Pratique alguma atividade física, como uma caminhada ou dança, para liberar endorfinas e melhorar o humor, contribuindo para o equilíbrio emocional.
- Faça respiração diafragmática ao acordar e ao dormir, o que ajuda no controle do estresse.
- Pratique a Atenção Plena: Escolha um momento para focar no presente, o que auxilia na concentração e no foco.
- Exponha-se à luz natural por 10 minutos ao acordar para regular o sistema circadiano e garantir uma boa noite de sono.
Lembre-se de que você estudou durante todo o ano e fez o seu melhor. Este é um momento muito esperado e importante. Não permita que outras pessoas e notícias tirem a sua energia. Foque no momento presente e seu desempenho, não se distraia com a resolução de questões passadas. O foco agora é o segundo dia.